Os gatos vêm bem no escuro porque os seus olhos reflectem a luz. A luz entra nos olhos e é reflectida para fora; funcionam mais ou menos como dois faróis.
4 votos
Curiosidade nº 240
Os gatos vêm ter com as pessoas e roçam-se a elas para as marcar como seu território. Eles têm glândulas que segregam uma substância química que os distingue dos outros gatos.
2 votos
Curiosidade nº 239
A Peste Negra na Europa ocorreu porque na altura as pessoas acreditavam que quem tivesse um gato era uma bruxa. Logo, todos os gatos foram queimados, deixando os ratos (com as suas doenças) circular livremente e multiplicar-se.
3 votos
Curiosidade nº 238
Quando uma gata fêmea é trazida para uma casa onde já existe um gato macho, ele irá tentar acasalar com ela. Quando a fêmea recusa, o macho fica deprimido e recusa-se a comer até que a fêmea se vá embora da casa.
2 votos
Curiosidade nº 237
O gato usa 32 músculos para controlar as orelhas.
2 votos
Curiosidade nº 236
A salvação de um animal mais desastrosa de sempre aconteceu em Londres quando uma senhora idosa chamou os bombeiros para tirarem um gato de cima de uma árvore. Eles retiraram o gato são e salvo, mas atropelaram-no quando se iam embora para o quartel.
2 votos
Curiosidade nº 235
Há mais gatos em Londres do que pessoas na Noruega.
2 votos
Curiosidade nº 234
Os gatos comunicam de um modo fascinante. Eles não constróem frases para exprimir sentimentos como: o afecto, raiva, fome, solidão, alegria e medo nas frequências naturais, inaudíveis para o homem, mas sim, em frequências mais baixas de modo a que os humanos os possam ouvir. Alguns cientistas acreditam que os gatos aprenderam que nós não os conseguimos ouvir nas frequências naturais, e por isso adaptaram-se de modo a comunicarem connosco.
3 votos
Curiosidade nº 233
Os gatos têm um QI que no reino animal só é ultrapassado pelo dos macacos e dos chimpanzés.
2 votos
Curiosidade nº 232
Apenas um em cada mil gatos cor-de-laranja é fêmea.