|
|
Curiosidade nº 493
Os geologistas dividem os milhões de anos da pré- história em eras, cada uma delas composta por um certo número de períodos.
A era Paleozóica que durou até há 225 milhões de anos. Durante esse tempo, a vida evoluiu de formas marinhas muito simples, para formar anfíbias e para insecto, que podiam viver na terra, e para plantas, que se transformaram em coníferas. Cerca do fim desta era os répteis tornaram-se na espécie da vida dominante.
Desenvolveram-se enormes dinossauros, nome que significa "terríveis lagartos".
Apareceram os antepassados das aves.
Os mamíferos só se tornaram importantes na Era Cenozóica. Desenvolveram-se a partir de pequenas criaturas, do tipo do musaranho.
Os grandes dinossauros morreram, ninguém sabe muito bem porquê.
Os antepassados do Homem separaram-se dos antepassados do macaco. Cerca de um milhão de anos atrás, a terra entrou na Idade dos Gelos. Viviam então mamutes, gigantescas preguiças, rinosserontes peludos e tigres - dentes - de -sabre, todos eles extintos há muito tempo. Quando os gelos recuaram, cerca de trinta mil anos atrás, o moderno "Homo Sapiens" comessava a consolidar a sua posição. Cerca de dez mil anos antes o Homem começou a instalar-se num determinado local e a cultivar os campos.
Estava a tornar-se civilizado.
|
|
|