xxx68 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Ponte

Ponte Pênsil

Ponte

O projecto da Ponte Pênsil constituiu a primeira obra permanente que foi construída sobre o Douro, em território Nacional.

A necessidade desta construção foi imposta pelo crescente tráfego entre o Porto e Gaia, mas fundamentalmente para evitar o fluente tráfego ribeirinho, uma vez que Ponte das Barcas, construída sobre o rio dificultava este meio de transporte.

A construção desta ponte foi adjudicada por lei a 7 de Abril de 1837, no entanto, as obras tiveram o seu inicio a 2 de Maio de 1841, para assinalar o aniversário da coroação de D. Maria II, com o nome da qual esta ponte foi oficialmente baptizada, embora ficasse para sempre na memória do povo portuense como Ponte Pênsil, ficou concluída 21 meses depois, abrindo ao transito a 17 de Fevereiro de 1843.

Semelhantes a obeliscos, erguem-se junto à ponte D. Luís I os pilares de cantaria com 15 metros de altura e rematados por capitéis dóricos, que durante um escasso meio século, mais concretamente 44 anos, sustentaram a ponte Pênsil, desactivada em 1887.

A estrutura principal da ponte era constituída por 8 cabos de fio de ferro. O vão da ponte era apoiado nos quatro pilares de cantaria, os cabos passavam por janelas aberta nas torres - pilares abaixo dos capiteis, nas faces paralelas ao rio e desciam depois aos poços de atracção construídos na rocha do lado do Porto e na alvenaria do lado de Gaia. O tabuleiro da ponte tinha um vão de 150m de comprimento e 6m de largura, incluindo os passeios laterais com 1m cada um.

As guardas da ponte também em madeira eram constituídas por prumos contraventados por cruzes de Santo André e pelo corrimão. Entre os pilares de um e doutro lado da ponte estava imcorporada uma casa, no lado do Porto estava instalado a Guarda Militar que tinha a seu cargo vigiar pela ordem e regulamento da ponte encarregando-se também de cobrar as portagens (5 reis por cada pessoa a pé, 20 reis por cada cavalo e 40 por um carro com uma junta de bois, cada cadeirinha de mãos pagava 60 reis todos estes preços duplicavam à noite, ou seja passados três quartos de hora do pôr do sol, voltando às taxas normais três quartos de hora antes do nascer do sol.

O primeiro teste de carga da ponte pesava 106.770Kg sendo constituído por 103 pipas de água.

A 12 de Outubro deu-se início aos trabalhos de demolição restando hoje apenas os dois pilares e os restos da casa de guarda do lado do Porto.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

57

Pr. Almeida Garrett

Madalena

88

Alfandega

Castelo do Queijo

91

Pr. Almeida Garrett

Valadares (Escolas)

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha

  Pilares da Ponte Pensil

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados