xxx65 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Ponte

Ponte Dª Maria

Ponte

A Ponte D Maria Pia construída pouco acima da Ponte D. Luiz I, veio permitir a ligação ferroviária entre as duas margens do Douro.

A sua construção, da autoria de Eiffel, teve inicio em Janeiro de 1876. Envolta em grandes precauções, pois o seu único tabuleiro fica suspenso a cerca de 61 metros acima do nível das águas do rio, o que para suportar um arco de tão grandes dimensões era indispensável que os suportes de cada uma das margens fossem perfeitamente sólidos e firmes, de modo a que esta resistisse às enormes pressões a que estaria sujeita. Assim os rochedos de granito das margens podem oferecer a segurança e resistência necessária para dar solidez aos encontros.

O arco é formado por duas curvas parabólicas com diferentes raios de curvatura que se encontram. A sua constituição comporta com 160 metros de corda.

Na totalidade da construção foram gastos aproximadamente 1600 toneladas de ferro, o que não retirou nem um pouco a elegância, a harmonia das linhas que a compõem.

A obra ficou concluída a 4 de Novembro de 1877 e actualmente apesar do seu encerramento ainda podemos admirar a sua beleza em linhas de ferro tal como a função para que foi pensada.

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados