A Ponte D Maria Pia construída pouco acima da Ponte D. Luiz I, veio permitir a ligação ferroviária entre as duas margens do Douro.
A sua construção, da autoria de Eiffel, teve inicio em Janeiro de 1876. Envolta em grandes precauções, pois o seu único tabuleiro fica suspenso a cerca de 61 metros acima do nível das águas do rio, o que para suportar um arco de tão grandes dimensões era indispensável que os suportes de cada uma das margens fossem perfeitamente sólidos e firmes, de modo a que esta resistisse às enormes pressões a que estaria sujeita. Assim os rochedos de granito das margens podem oferecer a segurança e resistência necessária para dar solidez aos encontros.
O arco é formado por duas curvas parabólicas com diferentes raios de curvatura que se encontram. A sua constituição comporta com 160 metros de corda.
Na totalidade da construção foram gastos aproximadamente 1600 toneladas de ferro, o que não retirou nem um pouco a elegância, a harmonia das linhas que a compõem.
A obra ficou concluída a 4 de Novembro de 1877 e actualmente apesar do seu encerramento ainda podemos admirar a sua beleza em linhas de ferro tal como a função para que foi pensada.