xxx60 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Edifício

Antigo Hospital de D. Lopo

Edifício

Endereço:

Rua das Flores nº 171

4000 Porto

Quando em 1518 a Rua das Flores foi inaugurada, já ali havia uma pequena albergaria (designação atribuída aos Hospitais da altura) na qual se dava assistência a doentes e necessitados, à qual se dava o nome de Santa Maria do Rochedo. Esta, cuja origem do nome se desconhece, foi a primeira a ser fundada no Porto, ainda no tempo de D. Sancho I.

Durante o Séc. XVI e seguintes foi considerado o melhor dos hospitais atendendo à regularidade dos serviços por ele prestados. Tal foi a importância deste que D Manuel I, em 1521 anexou-o à confraria de Nossa Senhora da Misericórdia, juntando-o aos outros dois já existentes na cidade, o de santa Clara na Rua dos Mercadores e o de Santo Ildefonso, perto de Santo Ildefonso.

Após a mote de D. Lopo de Almeida em 1584, com os avultados bens que deixou, visto tratar-se de um clérigo abastado ligado à Misericórdia, pediu que se reconstrui-se a albergaria do Rocamador tendo também sido substancialmente alargado pelo que permitiu que se construísse um novo hospital, ao lado da antiga albergaria e com frente para a Rua das Flores. Foi então que este se passou a chamar Hospital de D. Lopo em homenagem ao seu benemérito legador.

Apesar de, durante dois séculos, este hospital desempenhar um importante papel na assistência dos Portuenses, o desenvolvimento da cidade e o seu contínuo crescimento populacional tornou-o insuficiente pelo que a Misericórdia decidiu construir um novo hospital, mais moderno e de maiores dimensões.

A primeira pedra do Hospital de Santo António foi lançada em 1770, recebendo os primeiros doentes apenas 25 anos depois, muito antes de estar concluído.

Do velho Hospital de D. Lopo já só se podem encontrar as ruínas por entre as ervas daninhas, próximo ao nº171 da Rua das Flores. Nessas podem-se ainda distinguir o antigo claustro, as celas para os doentes mentais e a entrada da capela.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

1

Matosinhos

Prç Almeida Garrett

1E

Infante

Boavista

49

Alfândega

Hosp.S.João

23

Pr.Batalha

Boavista

57

Pr. Almeida Garrett

Madalena

91

Pr. Almeida Garrett

Valadares (Escolas)

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa Interactivo

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados