Localizado na parte Sul da Praça da Batalha, o Teatro Nacional de S. João foi construído no mesmo local onde outrora existiu um outro teatro lírico com o mesmo nome.
"O novo teatro foi mandado construir por Francisco de Almada e Mendonça em 1794. para tal foram reunidas 313 acções de comerciantes e capitalistas de Cidade de modo a poder dar-se inicio às obras. O Teatro de S. João foi inaugurado com a Comédia ""A Vivandeira"" a 13 de Maio de 1798, com o intuito de assinalar os anos do Príncipe regente, motivo este que nos primeiros tempos ainda deram o nome de Teatro do Príncipe ao referido teatro."
Durante a sua existência sofreu diversas alterações até que em Abril de 1908 um incêndio o destruiu por completo.
Este teatro, foi sempre o ponto de encontro obrigatório da geração romântica, frequentado pela melhor sociedade da época.
Não se conformando com a perda logo uma comissão se constituiu para a sua reconstrução, que teve inicio em 1911 e terminou em 1918. O novo edifício de aspecto robusto mas sem estilo definido, é composto por uma imponente frontaria guarnecida por quatro colunas jónicas, entre as quais se abrem três janelas de arco pleno e outras tantas portas. A decoração da sala de espectáculos e principais salões ficou a cargo dos pintores Acácio Lino e José Brito e dos escultores Henrique Moreira, Diogo de Macedo e Sousa Caldas, sendo estes dois últimos responsáveis pelas quatro figuras alegóricas colocadas no friso do entablamento e que representam a Bondade, a Dor, o Ódio e o Amor.
Hoje, o edifício totalmente reconstruído é um dos principais edifícios da cidade e local de realização dos principais espectáculos culturais da cidade. Nele encontra-se a Companhia Nacional do teatro S. João.
Linha Verde: 800-10-8675
|
|
|