Foi no fim do Séc. XVIII que o prédio onde se encontra instalada a Directoria do Porto da Polícia Judiciária, na Rua de São Bento da Vitória, foi construído.
O edifício ainda conserva muitos traços originais, principalmente na sua frontaria, no entanto perdeu algumas características, principalmente no interior, devido a remodelações exigidas pelos sucessivos ocupamentos desde meados do Séc. XIX.
Algumas destas alterações foram, a alteração do Zimbório (parte mais alta e exterior de um edifício) que fornecia iluminação natural ao interior, a alteração da entrada onde havia um átrio que dava para uma escadaria de pedra, as altas e amplas salas com maravilhosas pinturas e estuques, entre outras.
Não se trata de um edifício muito antigo e os seus traços arquitectónicos não são de grande valor, mas a sua história é de interesse devido às várias instituições que o ocuparam antes da Polícia Judiciária. Algumas destas foram o colégio Podestá, em 1853, quatro anos depois o Correio Central , de 1887 a 1907 o Liceu Central do Porto, entre outros...
|
|
|