A Casa 59 da Rua da Reboleira faz esquina com a Rua do Outeirinho. Trata-se de uma Casa-Torre, com paredes de granito coroada de ameias. Este é um belo exemplar da arquitectura civil do século XIV até porque é um dos únicos que manteve até aos dias de hoje a sua estrutura original. A sua construção consta de um contrato celebrado em 15 de Setembro de 1688, entre o mestre pedreiro Manuel Mendes e Pedro Pedrossem, e foi também o cenário escolhido para o nascimento de Pedro Pedrossem da Silva (filho) que aqui morou até ao seu casamento.
Após a saída de Pedrossem outros familiares descendentes habitaram a casa até 1837, ano em que se procedeu à instalação de vários escritórios de Exportadores de Vinho do Porto.
Mas os seus proprietários não ficariam por aqui e em 1862 entra em funcionamento no prédio o Hotel Inglês que tinha mesa redonda às 5 horas da tarde (o famoso chá das 5). No entanto também o hotel viria a deixar o edifício no ano de 1872, passando o prédio para a propriedade do negociante Francisco Cardoso Valente.
O prédio foi restaurado pelo CRUARB e, actualmente, desempenha funções de carácter social, encontrando-se aí instalado um centro de dia para idosos.
|
|
|