xxx183 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Galeria de Arte

Por Amor à Arte Galeria

Galeria de Arte

Endereço:

Rua Miguel Bombarda, 572

4050-379 Porto

Contactos:

Tel: 226 063 699   Fax: Indisponível

E-Mail: galeria@poramoraartegaleria.com

Site: www.poramoraartegaleria.com

Horário:
Ter a Sáb: Das 15h às 19h

Fundada em 1994, a POR AMOR À ARTE Galeria (Porto, Portugal) tem por objectivo principal a afirmação internacional duma nova geração de artistas emergentes, representativos das tendências actuais da arte contemporânea.

Assim, tem colaborado de uma forma regular com diversas galerias europeias e designadamente com a Galeria NOME AOS BOIS, em Salvador (BA), Brasil, coordenando exposições. Em 2001 inaugurou a galeria NOME AOS BOIS – arte contemporânea, na cidade de Salvador (Bahía), no Brasil. A galeria está localizada na Rua Fonte do Boi, nº 10 e tomou o nome da rua como fonte inspiradora para a sua designação e criação do logótipo: o BOI (Bumbá), figura emblemática do folclore brasileiro, cujas raízes se encontram numa tradição festiva açoriana, levada no passado para o sul do Brasil, difundindo-se depois por todo o país. NOME AOS BOIS é uma expressão idiomática brasileira que significa chamar as coisas pelos próprios nomes.
Na direcção artística desta galeria, participa a POR AMOR À ARTE. Trata-se de um projecto conjunto que pretende reforçar os laços culturais luso-brasileiros, promovendo o conhecimento mútuo da realidade artística actual destes países. Para isso, representam um grupo restrito de artistas, que integram o programa de exposições das duas galerias. Na NOME AOS BOIS, cujo espaço se divide em duas salas, são regularmente apresentados em simultâneo dois artistas, cujas linguagens suscitam a descoberta de complementaridades estéticas, sendo um deles europeu e o outro brasileiro.

O Grupo POR AMOR À ARTE é composto por artistas de várias nacionalidades, vinculados à galeria com o mesmo nome, dinamizando um conjunto de projectos realizados em comum, em que cada artista propõe alternadamente o conceito para uma obra colectiva, para estar representado durante uma temporada em diversos eventos.

Tratando-se de um grupo que não tem como factor aglutinador nenhum tipo de ideologia em comum nem a apologia de qualquer corrente estética, a sua reunião reflecte a pluridiversidade das propostas artísticas da actualidade.
Assim, apresentando um conjunto de obras no sentido abrangente da conceptualização da Pintura, Escultura, Fotografia ou Vídeo, cuja coerência de conjunto parece talvez difícil de sustentar, mas adquirindo um novo estatuto de complementaridade, é ainda legitimado pela possibilidade em poder cohabitar o mesmo espaço expositivo, obras de diferentes artistas, sensibilidades, formatos e modalidades, tal como a praxis dos grandes eventos da Arte Contemporânea nos proporcionam e familiarizam, através das Bienais internacionais, Feiras de Arte, Colecções, Museus, etc.

A galeria é fundadora da Associação de Galerias de Arte Contemporânea do Norte de Portugal e do Ciclo Cultural Miguel Bombarda, constituído pelas principais galerias de arte contemporânea do Porto, que desde 1998, se instalaram na rua Rua Miguel Bombarda e implementaram no Porto as “Inaugurações simultâneas”, aspecto que constituí uma mais-valia para o público em geral e que reúne mais críticos de arte e a mass media nos eventos propostos.

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados