xxx182 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Parques e Jardins

Parque da Cidade

Parques e Jardins

Endereço:

Parque da Cidade
Estrada da Circunvalação

4100-183 Porto

O Parque da Cidade possui uma superfície com 83 hectares de áreas verdes que o classificam como o maior parque urbano do país! Este magnifico espaço estende-se até ao Oceano Atlântico e é um dos destinos mais procurados por todos os que pretendem passar bons momentos em contacto com a natureza.

Tendo sido projectado pelo arquitecto paisagista Sidónio Pardal nos anos 60, foi inaugurado em 1993 (1ª fase) e finalizado em 2002, com a construção da Frente Marítima.

Mais de 9 Km de caminhos estendem-se ao longo do Parque por entre relvados e áreas arborizadas, permitindo agradáveis caminhadas aos seus visitantes. Existem ainda espalhados pelo espaço diversas estadias para contemplação e descanso dos caminhantes, representando vários acontecimentos, que contrastam com a expressão natural da vegetação envolvente e que assumem um papel fundamental no jogo de espaços.

A vasta diversidade da fauna existente é outros dos grandes atractivos do Parque da Cidade. Ao longo dos anos têm vindo a crescer e a fixar-se de forma natural cisnes, patos bravos, coelhos, gansos, peixes, sapos, repteis, etc. A área é ainda palco de vários percursos migratórios de aves, das quais se destaca a garça.

A flora do Parque é rica e diversificada, estando limitada pela proximidade do mar. Existem 74 espécies arbóreas, 42 espécies arbustivas, 15 espécies de árvores de fruto e 10 espécies aquáticas, num total de várias dezenas de milhares de exemplares.


O Núcleo Rural de Aldoar, composto por quatro quintas, foi inaugurado em 2002. Aí, podemos encontrar vários equipamentos nomeadamente um restaurante, um salão de chá com esplanada e um picadeiro para o uso do Clube de Póneis e um Centro de Educação Ambiental, onde são realizadas várias actividades no âmbito da protecção do meio ambiente, dirigidas ao público escolar em geral. Na quinta 66, existem várias lojas de associações sem fins lucrativos que, no âmbito do “Comércio Justo”, promovem e comercializam os seus produtos oriundos principalmente da actividade artesanal e da agricultura biológica. A dinamização deste espaço permite a todos os utentes que quotidianamente frequentem o parque, usufruírem dum pólo de atracção num ambiente rural e natural único na cidade.

O Parque da Cidade é assim um espaço verde, com lagos, flora e fauna variada, junto ao mar no norte da cidade, cujas colinas fazem com que o visitante não se aperceba que está numa área densamente povoada e onde as pessoas se juntam para praticar diversos desportos e passear, estando dotado de vários equipamentos nesse sentido.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

502

Bolhão

Matosinhos (Mercado)

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa Interactivo

Clique na imagem para ampliar

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados