xxx17 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Igreja

Igreja S. Francisco

Igreja

Endereço:

Rua do Infante D. Henrique

4050-297 Porto

Contactos:

Tel: 222 062 100   Fax: 222 009 412

A Igreja de S. Francisco, situada na Rua da Alfândega, tem para os portuenses e turistas que nos visitam um interesse semelhante ao da majestosa Catedral da cidade, a Sé.

Considerada monumento nacional, dentro das suas paredes são celebrados as mais requintadas celebrações entre as quais se destacam os casamentos, pois a constituição da igreja convida à doce imagem dos contos de princesas.

A Igreja fazia parte do conventos dos Frades Observantes de S. Francisco e a sua construção foi incentivada pelo Papa Inocêncio IV, em 1244, no entanto só mais tarde é que foi mandada edificar, terminando a sua construção nos princípios do século XIV.

De visita à constituição da arquitectura do templo, comecemos pelo topo da fachada principal. Nele destaca-se uma belíssima rosácea formada de colunas radiantes com capiteis lavrados cercados por molduras crescentes.

Descendo um pouco deparamos no centro com a imagem de S. Francisco, instalada num nicho.

Lateralmente deparamos com um friso adornado de modilhões com uma coluna salomónica de cada lado, pousadas em pedestais e acompanhadas por colunas torcidas em espiral.

Chegados ao portal, em estilo jesuítico dos séculos XVII - XVIII, que permite a entrada para o templo podemo-nos regalar a beleza das colunas salomónicas com capiteis coríntios, acompanhados de pirâmides que o ladeiam.

De entrada no templo encaramos com um estilo gótico, revestido de talha dourada barroca e rococó, dos séculos XVII e XVIII, que se estende aos tectos, pilares, arcarias e retábulos dos altares fazendo crer ser «toda de ouro». Com uma constituição de três naves, sendo a mais alta a central que faz a ligação através de absidíolos com as naves laterais.

As naves têm dez intervalos de arcos ogivas apoiados em colunas fasciculadas de capiteis lavrados com motivos vegetais e animais. O transepto situado entre o corpo da igreja e a capela-mor, transmite luz para o interior do templo dando-lhe uma aparência cruciforme.

A capela-mor é coberta por uma abóbada ornamentada em relevo lavrado.

O coro datado do século XVI é sustentado por dois arcos, um em cesta e outro em ogiva abatida. Na fachada sul do templo encontramos um outro portal, este em estilo gótico emoldurado por uma espécie de esferas e formado por três arquivoltas ogivadas.

Na testeira da nave abre-se um óculo preenchido por uma cruz hexalfa formada por dois triângulos equiláteros cruzados com uma moldura de esferas semelhante à do portal da fachada sul.

As três naves têm cobertura em madeira. Só a capela-mor e as duas capelas absidiais são abobadadas em aresta, com forma poligonal.

Das capela circundantes destaca-se a de S. João Baptista pelo seu estilo manuelino, situada no braço direito do transepto, salientando-se um portal também manuelino com arco de volta plena, coberta por uma abóbada com nervuras e florões. Nas paredes os azulejos do século XVIII e no retábulo datado do século XVI uma pintura representa o Baptismo de Cristo no rio Jordão.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

1

Matosinhos

Prç Almeida Garrett

1E

Infante

Boavista

23

Pr.Batalha

Boavista

49

Alfândega

Hosp.S.João

88

Alfandega

Castelo do Queijo

HORÁRIO

Março e Abril
Todos os dias 09.00-18.00
Maio a Agosto
Todos os dias 09.00-19.00
Setembro e Outubro
Todos os dias 09.00-18.00
Novembro a Fevereiro
Todos os dias 09.00-17.00

Encerra dia 25 Dezembro

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

Clique na imagem para ampliar

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados