A Igreja de S. Francisco, situada na Rua da Alfândega, tem para os portuenses e turistas que nos visitam um interesse semelhante ao da majestosa Catedral da cidade, a Sé.
Considerada monumento nacional, dentro das suas paredes são celebrados as mais requintadas celebrações entre as quais se destacam os casamentos, pois a constituição da igreja convida à doce imagem dos contos de princesas.
A Igreja fazia parte do conventos dos Frades Observantes de S. Francisco e a sua construção foi incentivada pelo Papa Inocêncio IV, em 1244, no entanto só mais tarde é que foi mandada edificar, terminando a sua construção nos princípios do século XIV.
De visita à constituição da arquitectura do templo, comecemos pelo topo da fachada principal. Nele destaca-se uma belíssima rosácea formada de colunas radiantes com capiteis lavrados cercados por molduras crescentes.
Descendo um pouco deparamos no centro com a imagem de S. Francisco, instalada num nicho.
Lateralmente deparamos com um friso adornado de modilhões com uma coluna salomónica de cada lado, pousadas em pedestais e acompanhadas por colunas torcidas em espiral.
Chegados ao portal, em estilo jesuítico dos séculos XVII - XVIII, que permite a entrada para o templo podemo-nos regalar a beleza das colunas salomónicas com capiteis coríntios, acompanhados de pirâmides que o ladeiam.
De entrada no templo encaramos com um estilo gótico, revestido de talha dourada barroca e rococó, dos séculos XVII e XVIII, que se estende aos tectos, pilares, arcarias e retábulos dos altares fazendo crer ser «toda de ouro». Com uma constituição de três naves, sendo a mais alta a central que faz a ligação através de absidíolos com as naves laterais.
As naves têm dez intervalos de arcos ogivas apoiados em colunas fasciculadas de capiteis lavrados com motivos vegetais e animais. O transepto situado entre o corpo da igreja e a capela-mor, transmite luz para o interior do templo dando-lhe uma aparência cruciforme.
A capela-mor é coberta por uma abóbada ornamentada em relevo lavrado.
O coro datado do século XVI é sustentado por dois arcos, um em cesta e outro em ogiva abatida. Na fachada sul do templo encontramos um outro portal, este em estilo gótico emoldurado por uma espécie de esferas e formado por três arquivoltas ogivadas.
Na testeira da nave abre-se um óculo preenchido por uma cruz hexalfa formada por dois triângulos equiláteros cruzados com uma moldura de esferas semelhante à do portal da fachada sul.
As três naves têm cobertura em madeira. Só a capela-mor e as duas capelas absidiais são abobadadas em aresta, com forma poligonal.
Das capela circundantes destaca-se a de S. João Baptista pelo seu estilo manuelino, situada no braço direito do transepto, salientando-se um portal também manuelino com arco de volta plena, coberta por uma abóbada com nervuras e florões. Nas paredes os azulejos do século XVIII e no retábulo datado do século XVI uma pintura representa o Baptismo de Cristo no rio Jordão.
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