xxx168 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Ponte

Ponte do Infante

Ponte

A Ponte do Infante, baptizada em honra do Infante D. Henrique, nascido no Porto, é a mais recente e, segundo muitos, a mais esbelta ponte que liga Porto e Gaia. Foi construída para substituir o tabuleiro superior da Ponte D. Luís, entretanto convertida para uso da "Linha Amarela" (Hospital de São João/Santo Ovídeo) do Metro do Porto.

Foi construída pouco a montante da Ponte de D. Luís, em plena zona histórica, ligando o bairro das Fontaínhas (Porto) á Serra do Pilar (Vila Nova de Gaia).

A ponte é constituída por unha viga caixão com 4,5 m de altura apoiada num arco flexível com 1,50 n de espessura. Trata-se de uma ponte á cota alta com unha extensão de 371 m e 20 m de largura no tabuleiro. Apresenta uma solução de arco semelhantes á adoptada pelo engenheiro suíço Robert Maillart nas suas pontes alpinas, com uma flecha de 11,2 n para um vão de arco com 280 n, o que -- como já vem sendo tradição nas pontes entre o Porto e Gaia -- constituiu um record mundial nesta tipologia de pontes.

Tem duas faixas de rodagem em cada sentido, com 3,25 m cada, e um separador central com 1 m de largura. A iluminação está colocada á cota baixa, permitindo unha perfeita iluminação da via, sem sombras.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

82

Boavista

Laborim

83

Av dos Aliados

Vila D'Este

84

Boavista

Vilar do Andorinho

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa Interactivo

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados