xxx153 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Fundação

Fund. Desenv. Social do Porto/ Quinta da Bonjoia

Fundação

Endereço:

Rua da Bonjoia, 185

4300-082 Porto

Contactos:

Tel: 225 899 260   Fax: 225 889 269

E-Mail: fundacaosocial.porto@bonjoia.org

Site: www.bonjoia.org

Bonjói, ou Bonjóia, é um topónimo antigo, conhecido desde os tempos medievos. Nos fins do século XIV, existia ali uma quinta, que pertencia ao Chantre Martim Viegas. Por sua morte, ficou para Maria Martins e seu marido Afonso Dinis. Foram estes que a doaram ao Cabido da Sé do Porto, com a obrigação de algumas missas (31 de Dezembro de1402). Em 1758, a Quinta foi adquirida por Dom Lourenço Amorim da Gama Lobo. Foi Dom Lourenço Amorim da Gama Lobo quem mandou construir a Casa actualmente existente. A obra de pedraria foi executada por Miguel dos Santos, contratado a 1 de Março de 1759. O edifício nunca foi concluído, faltando-lhe a ala Nascente, cujos arranques ainda lá estão.
Nas décadas que se seguiram, a casa sofreu algumas alterações pontuais e, sobretudo, uma enorme degradação, estando meia arruinada quando, em 1995, foi adquirida pela Câmara Municipal do Porto.

A Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto, também designada pela sua marca Fundação Porto Social, é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, instituída pela Câmara Municipal do Porto, em 1995, com o objectivo de corporizar projectos de âmbito Social.

Desde o início da sua actividade, e cumprindo a Missão de “Promover a Inclusão e a Coesão Social”, a Fundação tem realizado um conjunto de acções de desenvolvimento social que vão desde a articulação interinstitucional, potenciando o trabalho em rede da intervenção social realizada na cidade, à formação profissional e promoção do emprego, à educação, ao empreendedorismo social e animação e à implementação de respostas sociais adequadas às várias faixas de população, de que são exemplo os idosos, as crianças e os jovens.

A QUINTA DE BONJÓIA
A Fundação tem a sua sede na Quinta da Bonjóia: cerca de 40 mil metros quadrados, onde se destaca a Casa de Bonjóia, belo exemplar da arquitectura rural do século XVIII, de traça atribuída a Nicolau Nazoni. A Quinta situa-se perto da estação de Campanha, rotunda do Freixo e Via de Cintura Interna e configura um espaço público multifuncional, com uma área envolvente de jardins e mata.
A Fundação dispõe ainda de equipamentos na Rua de Entreparedes, Bairro do Cerco e Rua de Contumil.

MECANISMOS DE INTERVENÇÃO

PORTO FELIZ
O objectivo central do Projecto Porto Feliz é o de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos portuenses devolvendo, a todos, os mais elementares direitos decorrentes da sua cidadania.
São objectivos específicos do Projecto Porto Feliz:
- No plano comunitário, diminuir as zonas de exclusão social, nomeadamente as unidades territoriais dos arrumadores, dos sem-abrigo e os espaços urbanos geradores de exclusão social;
- No plano individual, restituir uma adequada qualidade de vida aos actores sociais excluídos, nomeadamente aos toxicodependentes, aos delinquentes, aos marginais em geral.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Identifica e mobiliza os recursos da cidade, de forma a responder adequadamente às questões sociais
Objectivos:
Monitorização Social – serve de suporte à definição de políticas sociais do município, bem como à própria intervenção junto dos cidadãos.
Cooperação Institucional – apoia as iniciativas/instituições sociais da cidade, no sentido de as tornar cada vez mais participativas, responsáveis e autónomas.
Implementação de Respostas Sociais Específicas: Cidadãos Portadores de Deficiência; (Projecto “Porto – Cidade para Todos”); Emigração (Projecto “Porto de Partida, Porto de Chegada”); Imigração (Conselho Municipal das Comunidades do Porto – Projecto Quem Conta Um Conto); 3ª Idade (Projecto “Porto Sénior”); Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (coordena as três CPCJ do Porto); Julgados de Paz (Implementação e acompanhamento funcional de um Julgado de Paz na cidade do Porto); e Juízes Sociais (organiza as listas de juízes sociais para o Tribunal de Menores e Família do Porto).

CASA DAS GLICÍNIAS
Estrutura de proximidade da Fundação é um centro multifuncional de prestação de serviços personalizados de carácter social, educacional e cultural, situado na Rua de Contumil.
Serviços e Objectivos:
Apoio Domiciliário: Melhorar as condições de vida da população sénior mais fragilizada, proporcionar o acesso a serviços de resposta às suas necessidades; prevenir ou retardar a institucionalização de pessoas seniores; promover o convívio intergeracional.

Lavandaria
Centro de convívio: Promover um conjunto de actividades de bem-estar adaptadas à população sénior.
Centro Comunitário: Contribuir para a criação de condições que possibilitem aos indivíduos o exercício pleno do seu direito de cidadania; apoiar as famílias no cumprimento das suas funções e responsabilidades reforçando a sua capacidade de integração e participação social; contribuir para a redução das desigualdades sociais e a elevação dos índices de desenvolvimento humano; proporcionar novas oportunidades de ocupação de tempos livres, nomeadamente pelo desenvolvimento de actividades de formação, difusão cultural, expressão artística, lúdica e sociais; responder às necessidades de formação, informação, lazer e auto-formação da comunidade.

PROJECTO ACONCHEGO - de hospedagem de estudantes do ensino superior em residências de seniores na «Baixa».
RODA DOS RITMOS, animação da «Baixa» - sextas-feiras das 18 às 20 horas.

URBAN 2
Programa europeu de intervenção integrada numa zona socio-económica e urbanisticamente degradada da cidade: o extremo norte do Vale de Campanhã e o extremo oriental da freguesia de Campanhã.
Objectivos:
- Requalificar o ambiente urbano, reabilitando o espaço público e colmatando carências de equipamentos.
- Revitalizar o ambiente social e contribuir para a construção de uma rede social e comunitária mais sólida, capaz de apoiar os grupos mais desfavorecidos.
- Dinamizar o contexto económico, dando competências, qualificações e condições físicas que permitam criar dinâmicas de integração no mercado de emprego.
- Valorizar o contexto sócio-educativo dos jovens, dotando a área de condições físicas e de actividades lúdico-pedagógicas que diminuam as taxas de abandono e insucesso escolar, condicionando a prevalência de percursos desviantes e marginais.
- Contrariar e enquadrar o fenómeno da toxicodependência, através de acções especificas e articuladas com outros programas ao nível da prevenção e tratamento.

PORTO CIDADE DA CIÊNCIA
O Projecto "Porto Cidade da Ciência" enquadra-se no Programa Vivacidade, concebido pela Câmara Municipal do Porto e está a ser implementado através da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto.
Visa, fundamentalmente, sensibilizar a sociedade para a importância decisiva da Ciência e afirmar o enorme potencial que o Porto tem nesta matéria.
Pretende-se promover um clima de abertura da Ciência à sociedade, catalisando as sinergias da academia, da actividade científica e da investigação, para a disseminação do conhecimento científico e desenvolvimento da cultura científica dos cidadãos.
Acções em curso
1. Divulgação/sensibilização da comunidade para a Ciência
2. Reconstituição da Memória do Passado e de Personalidades que se distinguem pelo contributo deixado à Ciência e à Cultura.
3. Roteiro de ligação entre os vários centros universitários de investigação, instituições culturais, empresas e associações empresariais ligadas ao desenvolvimento tecnológico e inovação.
4. Criação de uma estrutura para acolhimento de investigadores estrangeiros.
5. Divulgação da Ciência junto das camadas jovens.
6. Organização de candidaturas ao Programa Operacional Ciência e Inovação.

DINAMIZAÇÃO
Com a missão de criar e dinamizar, a Direcção de Dinamização tem a seu cargo: disponibilizar à cidade espaços e equipamentos da Fundação; oferecer iniciativas sócio-culturais dinâmicas, através de um plano de animação diversificado e apelativo a todos os cidadãos; e desenvolver projectos para captação de recursos (ex: Lojas Porto Shop).
LOJAS PORTO SHOP: um dos mecanismos instituídos pela Fundação para a captação de recursos são as Lojas Porto Shop, de que já existe uma a funcionar no Largo da Ribeira.
Objectivos:
- Proceder à venda de produtos promocionais da cidade e contribuir para melhorar a saúde social do Porto.
- Colaborar na requalificação das zonas onde se situam as lojas.
- Promover a cidade do Porto, através da venda de produtos institucionais.
- Gerar recursos para aplicar em fins sociais.

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados