O AMG abriu ao público no dia 13 de Junho de 1997 com um concerto pela Orquestra Gulbenkian, a qual, sob a direcção do maestro Max Rabinovitsj, interpretou obras de Beethoven e Hayden. A KALE Companhia de Dança encerrou este momento de abertura do AMG, nos dias 14 e 15 de Junho, com o bailado "Anunciação", coreografia de Marcelo José, concebido para o início das actividades do Auditório.
Decorridos quase nove anos pelo Auditório Municipal de Gaia passaram uma plêiade de inúmeros intérpretes das várias artes, desde a música à dança,do teatro à ópera, do canto à poesia, não esquecendo a 7ª arte, os colóquios e as conferências, para além de momentos de solidariedade. Paralelamente à actividade desenvolvida na sala de espectáculos, nos foyers do AMG muitos outros artistas apresentaram a sua criatividade através de exposições de pintura e escultura. No palco do AMG apresentaram-se não só instituições gaienses mas vultos consagrados da cultura nacional e internacional, oriundos de contextos geográficos totalmente distintos, desde a América do Sul até às recônditas paragens da Ásia, sem esquecer a África e Oceânia.
Nesta panóplia de ilustres visitantes o AMG apresentou vários Festivais Internacionais e Nacionais e foi a sede de muitas realizações. Milhares de espectadores assistiram a momentos inesquecíveis de ritmo, cor e alegria, onde a arte e a qualidade se abraçaram, tendo sempre presente que o Auditório Municipal de Gaia é um espaço privilegiado para o encontro das gentes de Gaia com a Cultura da sua terra e de outros locais. É um espaço para si.
Situado na Rua de Moçambique, próximo da estação do Metro (Est. João de Deus), o AMG tem uma vasta programação, desde o Teatro à Música, da Dança à Poesia, para além das Exposições e do Cinema o qual é exibido regularmente, às terças-feiras, com entrada gratuita para aposentados ou maiores de 65 anos.
Estas são algumas das razões que nos leva, a terminar com um Convite, frequente o A.M.G., verá que vale a pena, pois para além de todo este equipamento, uma equipa profissional e dedicada espera por si.
Manuel Filipe Sousa
Director do A.M.G. |
|
|