xxx143 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Galeria de Arte

Espaço T

Galeria de Arte

Endereço:

Av. de França, 256
Lj 5,12,22 e 23 - C.C. Capitólio

4050 - 276 Porto

Contactos:

Tel: 228 302 432   Fax: 228 305 593

E-Mail: espacot@espacot.pt

O Espaço T - Associação para Apoio à Integrarão Social e Comunitária, fundada em 1994, é desde Março uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde, que tem por objectivo fundamental a integrarão de grupos socialmente desfavorecidos.O Espaço T - Associação para Apoio à Integrarão Social e Comunitária, fundada em 1994, é desde Março uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde, que tem por objectivo fundamental a integrarão de grupos socialmente desfavorecidos através da vertente artística, nomeadamente: Teatro, Fotografia, Pintura, Jornalismo, Educação Física, Tai-Chi-Chuan, Linguagem Gestual, Dança, Maquilhagem, Pintura em Barro.

Pretende-se com estas actividades fomentar a auto-estima e auto-conceito dos grupos desfavorecidos. Assim, neste momento, usufruem das Nossas actividades cerca de 100 alunos desde ex-toxicodependentes, seropositivos, surdos, mongolóides, deficientes motores, invisuais, doentes do foro psiquiátrico e pessoas ditas normais. Ao longo deste período criamos protocolos de cooperação com Atelier de Pintura Espaço T

Instituições que nos encaminham esses utentes, nomeadamente: Cercigaia, Centro Costa Cabral, Desportivo Operário Fonte da Moura, Espaço Pessoa, Clínica Dr. Manuel Pinto Coelho, Centro de Reabilitação Condessa de Lobão, Colégio de Santo António, Instituto S. Manuel, entre outros. Paralelamente a estas actividades possuímos uma Biblioteca, um Gabinete de atendimento de Psicologia, uma UNIVA Unidade de Inserção na Vida Activa, criada em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o objectivo de promover a integrarão na vida profissional da população em geral, as Brigadas Espaço T, equipas do Espaço T que se deslocam às Instituições com vista a desenvolver as actividades do Espaço T no exterior e arrancamos com uma linha telefónica de apoio a indivíduos em situação de crise.

No que se refere às actividades sócio - culturais, estas desenvolvem-se com o objectivo principal de promover a mudança de atitude que a sociedade tem para com os grupos de risco e consiste na apresentação de peças de Teatro, Exposições, Leilões e a edição da Revista Con(Tacto) semestral, com distribuição a nível nacional.

Em relação à equipa, esta é formada por um grupo de trinta colaboradores desde o Director, Psicóloga, Assistente Social, Socióloga, Relações Públicas, Secretária, Animador, Recepcionista, Contabilista e quinze Professores.

1995 - Mercado Ferreira Borges

Teatro em movimentos Dia D

Em termos de espaço, encontramo-nos, neste momento, em cinco salas do Centro Comercial Capitólio cedidas através de um Contrato de Comodato. Está prevista a mudança para a sede definitiva no ano 2001, para um conjunto habitacional ( 5 casas), construído pela Câmara Municipal do Porto e destinada ao Espaço T de raiz. Este conjunto comporta um Edifício para um (a):

"Ginásio; "

"Bar; "

"Galeria de Arte; "

"Serviços Administrativos; "

Salas de Aulas.

É objectivo do Espaço T crescer de forma gradual de modo a que a médio e a longo prazo possamos ter filiais em várias cidades do País.

O Espaço t - Associação Para Apoio à Integrarão Social e Comunitária, é uma Instituição Particular de Solidadedade Social, que se baseia no enquadramento de numa actividade artístico-cultural, de modo a estimular e desenvolver as capacidades expressivas, o investimento em si próprio, modificando o estilo de vida, favorecendo a participação via cultural na comunidade.

A terapia utilizada pelo Espaço t, é simplesmente a Arte.

Neste sentido, o Espaço t, desenvolve diferentes tipos de Ateliers:

"Atelier de Píntura em Baffo - este Atelier pretende ser um espaço onde as várias técnicas de pintura são apresentadas como opção ao espírito criativo; "

Atelier de Jornalísmo - neste Atelier os alunos terão a oportunidade de conhecer os passos da redacção de um artigo, entrevistar pessoas, participando activamente na elaboração de uma revista, a Con(tacto), editada pelo Espaço t:

Atelier de Fotograria e Curso de Fotografia Pós-Laboral - espaço onde dois fotógrafos ensinam a arte e o engenho da fotografia, desde a escolha do modelo a fotografar à revelação do trabalho.

"Atelier de Teatro - profissionais de arte dramática propõem um espaço onde os alunos poderão adquirir alguns conhecimentos teóricos e práticos sobre teatro, a sua evolução, elementos de cena, improvisação, etc, culminando a Atelier com o desenvolvimento de um trabalho cénico; "

"Atelier de Maquilhagem - neste espaço pretende-se transmitir os conhecimentos necessários para realizar a maquilhagem perfeita (maquilhagem de palco e caracterização); "

"Atelier de Tai-Chi-Chuan ( estilo Yang ) - neste Atelier poderão conhecer a filosofia milenar taoísta que visa o prolongamento da vida e o bem-estar físico, mental, psíquico-humano; "

"Atelier de Educação Física - os alunos terão a oportunidade de efectuar exercícios físicos e desenvolver alguns desportos de grupo; "

"Atelier de Dança - espaço onde os alunos poderão desenvolver técnicas de dança de todo o tipo, desde clássica às danças de salão. O objectivo deste Atelier é incentivar os alunos a deixarem o seu corpo transmitir as suas próprias sensações, reagindo à música e prepará-las para as pequenas actuações em público. como forma de valorização pessoal; "

"Atelier de Pintura - os alunos terão a oportunidade de aperfeiçoar novas técnicas, e descobrir que também são capazes de caiar; "

Estas actividades envolvem um grupo heterogéneo de pessoas, com as mais diversas limitações e pessoas ditas normais, que desenvolvem um trabalho conjunto, proporcionando o primeiro passo na integrarão social.

"Para além destas actividades, o Espaço t, dispõem, também de uma UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Activa), cujo objectivo é desenvolver nas pessoas, capacidades psicológicas, assim como auto-estima, auto conhecimento, motivação, etc; fornecer-lhes informações várias sobre o mercado elou possibilidades de continuação dos estudos ou formação profissional. "

Paralelamente o Espaço t tem a funcionar desde Março de 1999, um novo serviço: Linha Urgência Espaço t. Esta Linha surgiu como resposta à necessidade de informar a população sobre o Espaço t e as actividades que nele decorrem e, por outro lado, apoiar telefonicamente as pessoas que atravessam momentos de crise e situações de angústia. Esta linha procura ajudar todas as pessoas sem excepção.

MARCAR 22 830 66 51 SEMPRE QUE É URGENTE ACABAR COM A SOLIDÃO!!

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

44

Boavista

Leça da Palmeira

41

Cordoaria

Gatões

52

Pr da Liberdade

Aldoar

76

Cordoaria

Leça da Palmeira

39

H.S. João

Mercado da Foz

HORÁRIO

Segunda a Sexta-feira - 10h às 13h - 14h às 18h
Encerra: Sábados e Domingos

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados