xxx131 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Rua

Praça da Batalha

Rua

A Praça da Batalha foi urbanizada em 1861, o seu nome provém de uma batalha, travada no século X, entre os habitantes do Porto e os Sarracenos de Almançor, que terminou com a derrota dos portuenses e o consequente arrasamento da povoação. Mas a sua localização foi sempre palco de factos importantes.

Em 13 de Fevereiro de 1919, um esquadrão da Guarda Republicana pôs fim à chamada Monarquia do Norte ( Junta Governativa).
Mais tarde, em 1927, as forças republicanas liberais, que se haviam revoltado em 3 de Fevereiro, aqui ficam entrincheiradas e foram obrigadas a submeter-se ao general Passos e Sousa

Voltando à estrutura da praça esta apresenta uma configuração muito irregular.
Sendo que do lado nascente, em direcção à Rua de St. Ildefonso, situou-se outrora o antigo cinema Águia D'ouro, actualmente desactivado. A seguir, no ângulo da Praça, fica o cinema Batalha, que substituiu o antigo cinema High-Life.

No lado poente, destacam-se vários cafés e hotéis: o café Chave de Ouro, o Hotel Holiday Inn e o Hotel da Batalha ( Mercury), à entrada da Rua Cimo de Vila.

Do lado sul, no centro da praça, está o monumento a D. Pedro V, obra dirigida pelo escultor Teixeira Lopes (pai). Monumento artisticamente modesto, representa acima de tudo a afeição da cidade por aquele monarca.
O local foi durante muitos anos um dos nós de trânsito mais importantes da cidade, encontrando-se actualmente liberta das grandes vagas de tráfego, pela criação de percursos alternativos.
Um dos imóveis mais notáveis desta praça é a antiga estação Central dos Correios, Telégrafos e Telefones (recentemente restaurada). Trata-se de um edifício brasonado dos fins do século XVIII (Palácio da Batalha).
A sul, destaca-se também o edifício do Teatro de S. João, construído em 1912-18, no local onde tinha existido o famoso teatro de ópera com o mesmo nome, destruído por um incêndio em 1908.

Nos anos 80 a praça foi completamente remodelada, sendo que o projecto previa que a praça seria uma área exclusiva para peões mas mais uma vez esta não se conseguiu libertar do conceito de nó de trânsito mais importantes da cidade.

Actualmente a praça encontra-se em fase de reestruturação, será que é desta vez que o projecto do anos 80 vai vingar?

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

20

Pr. da Liberdade

Pr.da Liberdade

23

Pr.Batalha

Boavista

35

Campanhã

Gomes da Costa

80

Pç da Batalha

Azevedo

82

Boavista

Laborim

83

Av dos Aliados

Vila D'Este

84

Boavista

Vilar do Andorinho

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

Clique na imagem para ampliar

  Estátua de D. Pedro V

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados