Em finais de Novembro de 1995 nasceu no Porto uma nova Galeria de Arte. Filha de um sonho em tempo de descrença, acreditando. Nome escolhido em homenagem aos que amam a beleza, com o espírito à procura do equilíbrio. Aceitando o conselho de Anatole France... " Sem medo de passar por utopistas, trabalhando e devaneando um pouco, sem ser porventura muito prudentes... mas edificando".
A vocação da Esteta é a de aproximação entre os artistas e os outros (não artistas).
Sem cedências. Procurando a qualidade. Sensível e procurando reconhecer e apreciar o trabalho sério e provado, incentivando a procura e a inovação, num mundo em que as Artes Plásticas se interligam e as novas tecnologias apontam novos caminhos.
A conjugação da Galeria com a Loja de Material para as Artes Plásticas traz os estudantes de arte com a sua juventude e a sua criatividade e traz também os artistas com os seus projectos pessoais ou colectivos, os seus sonhos e a sua procura de afirmação.
A Galeria embora atravessando um terreno minado de dificuldades, marginal às "influências", provou ser uma porta aberta a que não poucos assomam.
O principal fortaleceu, acreditando que o artista é o ser humano cumprindo o seu destino e caminhando sempre à frente e que a Arte é algo que nos faz falta e com que temos necessidade de conviver. |
|
|