xxx117 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Teatro

Coliseu do Porto

Teatro

Endereço:

Rua Passos Manuel, 137

4000-385 Porto

Contactos:

Tel: 223 394 947   Fax: 223 394 949

E-Mail: coliseu@coliseudoporto.pt

Site: www.coliseudoporto.pt

História
Com projecto dos arquitectos Cassiano Branco e Júlio Brito pertencendo à Companhia de Seguros Garantia, o coliseu foi inaugurado a 19 de Dezembro de 1941, com um concerto da Sinfónica Nacional, dirigida pelo maestro Pedro de Freitas Branco.

No ano de 1995 a Companhia de Seguros AXA, então proprietária do imóvel, inicia negociações com a Igreja Universal do Reino de Deus, propondo-se esta última a comprar e a UAP a vender. Porém, várias personalidades ligadas à cultura, às artes e à autarquia local, promovem uma manifestação de repúdio à eventual transacção. Uma vez vetada pela autarquia, a transacção não se concretiza. Em Novembro de 1995, em escritura notarial outorgada entre a Câmara, a Área Metropolitana do Porto, a Secretaria de Estado da Cultura e a UAP, constitui-se uma associação sem fins lucrativos com a finalidade de adquirir o Coliseu e geri-lo como espaço de interesse cultural.

Caracteristicas
A sala principal do Coliseu do Porto, a maior do país, tem 3.000 lugares sentados, entre plateia, tribunas, camarotes, frisas, galeria reservada e geral, e permite que nela sejam realizados todo o tipo de espectáculos: música, bailado, teatro, ópera, circo, cinema, etc.

O Coliseu do Porto dispõe ainda de um salão Ático com capacidade para cerca de 300 pessoas, vocacionado para pequenos bailes ou espectáculos, conferências, congressos ou assembleias enquadradas na capacidade da sala.

Tem recebido os maiores nomes do espectáculo, desde o palhaço Popov, Marcel Marceau, Miles Davis, Pat Metheny, Diana Krall, Bob Dylan, Ray Charles, BB King, Michael Nyman, Al Di Meola, Elvis Costello, Paco de Lucía, Amália Rodrigues, Rui Veloso, Sérgio Godinho, Dulce Pontes, Pedro Abrunhosa, Madredeus, às grandes orquestras, como a Filarmónica de Filadélfia, dirigida por Eugene Ormandy, Filarmónica de Munique, dirigida por James Levine, Orquestra de Paris, dirigida por Pierre Boulez, Philarmonia de Londres, dirigida por Mstislaz Rostropovich, grandes bailados, como The Royal Ballet, com Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev, o Ballet do Marquês de Cuevas, o Bailado Nacional de Cuba e o Bolshoi, Companhia Nacional de Bailado, Bailado Nacional de Espanha, Joaquin Cortés, até os cantores de ópera José Carreras, Montserrat Caballé e Elisabeth Matos, sem esquecer os mais representativos da música pop e rock, Bauhaus, Offspring, Bush, Tindersticks, Guano Apes, Scorpions, Yes, Radiohead, Skunk Anansie, Placebo, David Byrne, Ben Harper, UB40, Bryan Adams, e os consagrados brasileiros, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Martinho da Vila, Daniela Mercury, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Rita Lee.
O Coliseu do Porto tem-se distinguido também pela apresentação regular das grandes Óperas de repertório, em co-produção com o Circulo Portuense de Ópera e a Orquestra Nacional do Porto.
Ver: ÓPERA no Coliseu do Porto

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

20

Pr. da Liberdade

Pr.da Liberdade

35

Campanhã

Gomes da Costa

80

Pç da Batalha

Azevedo

83

Av dos Aliados

Vila D'Este

84

Boavista

Vilar do Andorinho

82

Boavista

Laborim

HORÁRIO

2ª a 6ª feira, 14h00 às 18h00

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

Clique na imagem para ampliar

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados