O Teatro de Sá da Bandeira é um dos teatros mais conhecidos do Porto, Portugal localizando-se perto da Praça da Liberdade numa rua com o mesmo nome.
A quatro de Agosto de 1855, é Inaugurado como Teatro Circo, um barracão de madeira, mandado construir por D. José Toudon Ferrer Catalon para a sua companhia equestre.
Em 1867 foi demolido para se fazer outro de pedra e Cal, por sua vez substituído, dez anos depois, pelo edificio que chegou até aos nossos dias. Até à abertura da rua Sá da Bandeira, em finais da década 1870, quando foi construída a sua fachada para aquela rua, o teatro tinha acesso apenas pela então Rua de Sto. António, por umas escadas que ainda existem. Por essa altura passou a chamar-se Teatro-Circo do Principe Real.
Ali se apresentou em Novembro de 1895, [[Sarah Bernhardt]], com várias peças entre as quais "[[A Dama das Camélias]]" e "[[Fedora]]"; foi ali a primeira apresentação, no Porto, do Animatógrafo («do electricista Sr. Rousby» em 17 Julho de 1896) e também ali, a 12 de Novembro de 1896, que [[Aurélio da Paz dos Reis]] apresentou os primeiros filmes realizados por um português.
Em Outubro de 1910 (uma semana depois da implantação da República) troca o nome de Teatro do Príncipe Real pelo de Teatro Sá da Bandeira.
Um dos seus mais notáveis empresários foi Afonso Taveiro, que viria a morrer de apoplexia, em plena plateia do teatro, quando dirigia o ensaio geral da revista "O dia de Juízo" de Eduardo Schwalbach.
Foi um dos primeiros, se não o primeiro do teatro do Porto, a usar iluminação eléctrica em vez da iluminação a gás.
Localizada no Teatro Sá da Bandeira, a Sala Houdini é o novo espaço de espectáculos da cidade do Porto. Resultado de uma parceria entre as empresas promotoras de eventos Holofote Mágico e a TSB, tendo como objectivo dinamizar aquele espaço e criar um novo conceito de espectáculos.
A Sala Houdini vai funcionar de quinta a sábado, entre as 22 e as quatro horas da manhã. A programação — a cargo de Gon, antigo programador do Comix e do Hard Club — vai apostar na música de qualidade e, essencialmente, na divulgação de novos músicos, percorrendo todo o espectro musical.
A inauguração ao público acontece na próxima sexta-feira, 28 de Setembro, pelas 22 horas, com um concerto da banda portuense Sizo.
|
|
|