Foram erguidos dois monumentos ao jovem Rei D. Pedro V, pela cidade do Porto. O primeiro monumento colocado na Rua de Fernandes Tomás, em frente da antiga Fundição do Bolhão, o segundo monumento é uma estátua de bronze, inaugurada a 3 de Fevereiro de 1866 que se realça na Praça da Batalha. Trata-se de uma estátua, assente num pedestal de mármore, com brasões e emblemas, circundo por uma grade de ferro fundido trabalhado.
O primeiro monumento colocado na Rua de Fernandes Tomás, em frente da antiga Fundição do Bolhão, junto ao mercado velho, foi uma memória. Este monumento foi inaugurado a 9 de Julho de 1862 e encontra-se presentemente na Boa Nova. Trata-se de uma coluna de granito de sete metros e meio de altura, assente num pedestal de quatro faces, em granito, rematada por uma estrela de bronze e rodeada por uma grade de ferro fundido.
O segundo monumento é uma estátua de bronze, inaugurada a 3 de Fevereiro de 1866 que se realça na Praça da Batalha. Trata-se de uma estátua, assente num pedestal de mármore, com brasões e emblemas, circundo por uma grade de ferro fundido trabalhado.
|
|
|