xxx56 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Loja do Desejo

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Edifício

Palácio do Freixo

Edifício

Endereço:

Estrada Nacional 108 - 206

4300-316 Porto

Este edifício foi mandado construir, em meados do século XVIII, pelo cavaleiro de Malta, Vicente Távora e Noronha, tendo sido habitado posteriormente por outros descendentes até que em 1850 foi vendido a um negociante, António Afonso Velado que em 1866, foi condecorado Barão do Freixo e três anos mais tarde visconde do Freixo. Este titular fez substituir, no palácio, o brasão que nele existia - armas dos Távoras, pelas suas próprias - escudo partido de Afonso e Cunha -, e mandou realizar grandes obras no interior. No entanto o excessivo modernismo que desvirtuaram o primitivo carácter do edifício.

Nova alienação da quinta e palácio teve como resultado grande devastação nos jardins e, no interior, a ruína progressiva pela aplicação, a depósito, de sacos de farinha produzida na fábrica de moagem construída na proximidade do edifício. Nos jardins ainda há restos de curiosos embrechados.

O palácio é de planta rectangular com torreões salientes nos cantos, cobertos por telhados de ardósia em forma de pirâmide, torreões esses que acrescentam mais um piso ao edifício, excepto na face da escadaria em que há janelas ao mesmo nível, na parte central. A balaustrada que corre sobre o andar nobre é ornamentada, bem como os torreões, com pirâmides em forma de urna, rematadas superiormente em ponta.

As fachadas do palácio são todas diferentes. A mais bela e a mais imponente fica voltada para poente. A zona central é servida por uma grande escadaria cujo frontão que lhe remata a face é ricamente decorado, sendo de notar uma balaustrada nos quais os patamares são decorados com golfinhos e festões.

Numa das fachadas conserva-se, como vestígio da heráldica dos primitivos donos, uma coroa de nobreza - que por vezes aparece indicada como de marquês -, encimado por um golfinho, timbre dos Távoras. São dignas de atenção as sacadas com balaústres de granito, de algumas janelas.

O Palácio possui ainda um enorme jardim, com lindos terraços próprios da época , nos quais se sente a influencia italiana.

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [Criação de Sites]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados