xxx48 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Edifício

Instituto Abel Salazar

Edifício

Endereço:

Lg Professor Abel Salazar

O prédio onde se encontra instalado, desde 1975, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, foi construído entre 1876 e 1885, na cerca do antigo convento dos frades carmelitas para acolher a Escola Médico - Cirúrgico do Porto, que foi criada em 1825.

Esta, devido às más condições do Hospital de Santo António, onde se encontrava instalada na altura, pedia insistentemente pela construção do edifício novo (presentemente Instituto Abel Salazar).

O projecto original da escola, executado por Joaquim da Costa Lima Júnior, foi alterado e actualizado vezes sem conta até à autorização final do Governo para a sua construção.

Em 1925, foi decidido fazer-se a ampliação da escola pois esta já não correspondia às necessidades do ensino da medicina.

A Escola Médico - Cirúrgica, que se passou a chamar Faculdade de Medicina devido à reforma do ensino de 19911, manteve-se no prédio até que o novo Hospital de São João fosse inaugurado.

De seguida, a faculdade de Letras da Universidade do Porto ocupou o espaço mantendo-se aí até 1975, época em que o Instituto de Ciências Biomédicas e os Serviços administrativos do Instituto Superior de Educação Física passaram a funcionar.

A 5 de Março de 1992 ocorreu um incêndio, ao que se pensa originado por um curto circuito, que destruiu anos de pesquisa, laboratórios, equipamento, gabinetes e armazéns em menos de duas horas.

Devido a este acontecimento, o Instituto foi transferido para instalações provisórias aproveitando-se a ocasião para reabilitar e ampliar consideravelmente o velho edifício.

Actualmente, ainda decorrem obras orçamentadas em 1996, altura em que o projecto foi definitivamente aprovado, perto de 1,5 milhões de contos. Nesse projecto está estabelecido que os seis pisos do velho edifício darão lugar a dez pisos que terão inúmeras utilizações, desde salas de aulas a áreas de investigação.

Muitas destas alterações procuram que o edifício se torne mais funcional e adaptado às novas exigências do ensino, aumentando a capacidade do mesmo perto de 50%.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

3

Pr da liberdade

Viso

6

Inst Sup de Engenharia

Bº Stª Luzia

20

Pr. da Liberdade

Pr.da Liberdade

35

Campanhã

Gomes da Costa

37

Pr. Almeida Garrett

Castelo do Queijo

52

Pr da Liberdade

Aldoar

78

H.S. João

Castelo do Queijo

PREÇOS

Entrada Grátis

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados