xxx47 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Edifício

Instituto do Vinho do Porto

Edifício

Endereço:

Rua Ferreira Borges, 27

4050 Porto

Contactos:

Tel: 222 061 600   Fax: 222 071 699

E-Mail: ivdp@ivdp.pt

Site: www.ivdp.pt/

O IVDP - que nasce da fusão do IVP com a CIRDD tendo aquele incorporado as competências, o pessoal e o património desta – é um instituto público de natureza interprofissional em que a fronteira entre as funções públicas e as funções privadas é afiançada na distribuição das competências entre a direcção e o conselho interprofissional. Assim, o Estado continua a deter a competência relativa à certificação dos vinhos da RDD e à disciplina do sector, quer na função fiscalizadora e de controlo quer na vertente sancionatória, cabendo às profissões a totalidade das responsabilidades em matéria de gestão e coordenação da vitivinicultura duriense.

No Porto, o Instituto situa-se no centro histórico da cidade, junto ao jardim da Praça do Infante D. Henrique, entre o Palácio da Bolsa e o Mercado de Ferreira Borges.

Vencidos alguns degraus em granito, entra-se num átrio todo em pedra, onde se podem recordar as datas históricas das medidas mais significativas, tomadas no sentido de garantir a genuinidade do Vinho do Porto.

Pode igualmente apreciar-se um marco de feitoria utilizado na 1ª demarcação Pombalina em 1756. Dá-se assim a conhecer quantos séculos de esforço e trabalho têm sido dedicados à defesa da qualidade do Vinho do Porto.

No seu interior estão instalados os modernos laboratórios de análise (Serviço de Laboratório), o Serviço de Prova, que integram os Serviços Técnicos, os Serviços de Fiscalização, os Serviços Administrativos e Financeiros, o Serviço de Estudos, o Serviço de Informática, o Serviço Jurídico, o Serviço de Comunicação e Marketing e o Serviço de Documentação e Informação.

A Missão

Assegurar uma imagem de prestigio internacional para as Denominações de Origem (DO), Porto e Douro, e aumentar a percepção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de DO e seu “terroir”.

Em termos formais, e conforme estabelece a sua Lei Orgânica aprovada pelo Decreto-Lei 278/2003 de 6 de Novembro, a missão do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é a supervisão da viticultura duriense baseada na figura de um instituto público de natureza interprofissional, cabendo-lhe enquanto IP, a certificação dos vinhos da RDD e a disciplina do sector na função fiscalizadora e sancionatória e, enquanto interprofissional, as responsabilidades de gestão e coordenação da vitivinicultura duriense.

De reforçar que a actual configuração deste instituto IVDP resulta da fusão por integração da Comissão Interprofissional da Região Demarcada do Douro (CIRDD) no antigo Instituto do Vinho do Porto (IVP), acrescida da assumpção de novas responsabilidades até então, de facto, exercidas pela Casa do Douro (CD).

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

1

Matosinhos

Prç Almeida Garrett

1E

Infante

Boavista

23

Pr.Batalha

Boavista

49

Alfândega

Hosp.S.João

88

Alfandega

Castelo do Queijo

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados