xxx22 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Igreja

Igreja de S. Pedro de Miragaia

Igreja

Endereço:

Lg S. Pedro de Miragaia

4050-564 Porto

Contactos:

Tel: 222007618   Fax: Indisponível

A actual igreja paroquial de S. Pedro de Miragaia é a mais recente de várias outras igrejas que, terão existido na pequena localidade de pescadores, integrada na cidade do Porto há vários séculos.

"Igreja de origem muito antiga, foi reconstruída no séc. XVIII. contudo não é conhecido o seu ano de construção. Mas existem diversas notícias certas que apontam sobre a sua antiguidade, em 1453, foi nela depositado o corpo de S. Pantaleão (adoptado como padroeiro da cidade do Porto), que o bispo D. Diogo de Sousa trasladou para a Sé em 1499, onde ainda está numa pequena urna de prata, deixando, contudo, na igreja de Miragaia um braço do santo, como relíquia. Diga-se a este propósito que o corpo do santo mártir teria sido trazido de Constantinopla, quando a cidade foi tomada pelos turcos, em 1453, por um grupo de cristãos arménios que, fugindo, apartaram à foz do Douro e, subindo o rio, depositaram as relíquias na igreja de Miragaia, perto da qual se estabeleceram, dando origem à Rua dos Arménios (actualmente Rua Arménia). Em 1672, o bispo D. Nicolau Monteiro reformou a antiga igreja; já em 1740, sendo considerada demasiado pequena para a crescente população da freguesia, foi em parte demolida, aproveitando-se, para a construção da actual, apenas a capela-mor e os lados do transepto. "

A frontaria desta igreja é de estilo simples, apresentando alguns traços característicos das construções de meados do século XVIII. Tem um portal com frontão triangular, ladeado de pilastras, e um grande janelão gradeado, sobre cuja moldura superior está colocada uma tiara, cruz e chaves de S. Pedro.

Ladeando o janelão, figuram ornatos piramidais, de fantasia barroca. Remata a fachada um amplo frontão triangular, em cujo tímpano figura a legenda latina «Divo Petro Dicata» (Dedicada a S. Pedro), sobre o qual se ergue uma cruz trilobada e quatro urnas.

As paredes exteriores e interiores, bem como a torre, situada à direita da fachada, foram revestidos de azulejos emblemáticos, entre 1863 e 1876.

O interior da igreja é de uma só nave. Sendo que a sua constituição é modesta, enriquecida apenas pelo retábulo da capela de Nossa Senhora do Carmo, de talha seiscentista, que pertenceu à igreja do extinto convento de Monchique e foi ali colocado no século passado. É merecedor de igual destaque, o painel do altar de Santa Rita, também do século XVII.

Outra das boas peças desta igreja, pela sua técnica e colorido, é o tríptico que pertenceu à capela do Espírito Santo( localizada em anexo à igreja paroquial, ao cimo duma escadaria lateral, era administrada pelos mareantes, actualmente sem qualquer serventia, foi até há pouco utilizada por jovens escoteiros da paróquia, que nela desenvolviam as suas actividades).

Esta obra notável da escola holandesa está guardada no Museu da Companhia.

A parte mais rica da igreja é, no entanto, a capela-mor. Totalmente revestida de talha seiscentista, reforçada com elementos de estilo rococó vindos também da igreja de Monchique, o que dá ao conjunto um aspecto admirável. De cada lado, entre as tribunas, dois notáveis alto-relevos em madeira pintada, representando o Triunfo da Eucaristia e o Triunfo da Cruz. O retábulo, também de talha sumptuosa, tem duas belas imagens de S. Pedro e S. Basílio.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

1

Matosinhos

Prç Almeida Garrett

1E

Infante

Boavista

23

Pr.Batalha

Boavista

49

Alfândega

Hosp.S.João

88

Alfandega

Castelo do Queijo

HORÁRIO

Terça a sábado 16.30-19.30
Domingo 10.00-11.30
Encerra: segunda

PREÇOS

Entrada Grátis

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

Clique na imagem para ampliar

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados