xxx30 Porto XXI - Cultura
Home

Sexshop Ousadias

Estado do Tempo C

Pouco Nublado

02 Mar - 23:00

Tempo

Mapa

Jornal

Farmácias

Empresas

Onde Comer

Noite

Classificados

Contactos

Pesquisar

Porto XXI
Takitudo

Ficha de Edifício

Câmara Municipal do Porto

Edifício

Endereço:

Praça General Humberto Delgado

4049-001 Porto

Contactos:

Tel: 222097000   Fax: 222097100

E-Mail: geral@cm-porto.pt

Site: www.cm-porto.pt

Situado no topo da Avenida dos Aliados, a principal da cidade, ergue-se o majestoso edifício da Câmara Municipal.

Foi em 1920 que a sua construção se iniciou, vindo a prolongar-se por quase 50 anos.

O projecto foi inspirado arquitectonicamente nos grandes palácios comunais do Norte da França e da Flandres, o edifício fazia lembrar o estilo municipalista flamengo, com uma torre central que atinge os 70 metros de altura e um relógio de carrilhão, mais acima quatro pórticos de duas altas colunas dóricas de cada lado antecedem o fecho de remate metálico.

O custo da obra foi orçado em 55 mil contos, o que na altura foi considerado uma pequena fortuna.

O edifício é composto por uma cave, seis pisos e pátios interiores, ocupando uma área de 2.438 m2 .

Construído em granito proveniente das pedreiras de S. Gens e Fafe, sendo os restantes materiais: betão armado, mármores de diferentes cores e madeiras de carvalho e sucupira.

Todo o edifício é guarnecido com amplas portas, janelas e varandas sendo rematado por um entablamento com balaústres e jarrões apoiados em cariátides geminadas de tradição grega.

Em frente da porta principal e enquadrada pela rampa encontra-se a estátua de Almeida Garrett, inaugurada em 1954 para comemorar o primeiro centenário da morte insigne autor.

De entrada no edifício deparamos com uma vastíssima escadaria em granito que permite o acesso ao andar nobre, aqui encontram-se quatro afrescos que além de decorar o recinto evocam personalidades da nossa História sendo elas: D. Afonso Henriques, primeiro rei portucalense, o Infante D. Henrique, promotor dos descobrimentos, Afonso Martins Alho, burguês do Porto medievo e negociante do primeiro tratado comercial com a Inglaterra(1353) e Camilo Castelo Branco, o novelista boémio. Na varanda deste andar encontram-se ainda quatro estátuas simbolizando as riquezas do Norte de Portugal: a Terra, o Mar, a Vinha e o Trabalho.

Entre outras divisões salientamos o Salão dos Passos Perdidos, todo em mármore negro, onde se pode admirar duas estátuas, símbolos bem característicos de um povo trabalhador, a Honra e a Concórdia.

A sala de recepções oficiais, Sala de D. Maria, foi majestosamente decorada merecendo especial referência uma oleografia de D. Maria, a mesa que se encontra no centro constituída por 10 corpos e com pés de leão e os dois sumptuosos candelabros de cristal de Veneza.

A Sala de Reuniões tem a decora-la, em tapeçarias, símbolos da vida do Porto e suas figuras mais características ao longo da sua existência multissecular, a famosa Noite de S. João e uma alegoria à produção e comercialização do ilustre Vinho do Porto.

A torre central é composta por uma escadaria de 180 degraus, que uma vez escalados nos permitem desfrutar de uma visão deslumbrante sobre a cidade.

TRANSPORTES

Autocarros

Clique >> Mapa da Linha

6

Inst Sup de Engenharia

Bº Stª Luzia

37

Pr. Almeida Garrett

Castelo do Queijo

78

H.S. João

Castelo do Queijo

77

Av dos Aliados

Bº Stº Eugenio

54

Av dos Aliados

Cordoaria

HORÁRIO

09:00 às 17:00

PREÇOS

Entrada Grátis

 

 

Opções

Sugerir a um amigo

Imprimir Ficha
 Localizar no:

Mapa de Bolso

Mapa Interactivo

Clique na imagem para ampliar

  Avenida dos Aliados

 

[Adicionar aos Favoritos]    []    [Webmasters- Coloque no seu site]    [Recomende a um amigo]

[CHAT]    [Livro de Visitas]    [Crianças Desaparecidas]    [WebDesign]

Copyright © 1999 PORTOXXI.com - Todos os direitos reservados