"A capela da Nossa Senhora do Ó, que se situa no Largo do Terreiro, na Ribeira, não é a capela original. A original que é descrita por Pinho Real como sendo ""rica e bonita e uma das mais sumptuosas do Porto"", foi construída por cima da Porta da Ribeira. "
A capela encontrou-se abandonada por um largo período de tempo até que a respectiva confraria restaurou e em 1694 pediu a sua bênção, mas por motivos desconhecidos, este pedido só foi atendido em 1783, já quando nenhum dos membros daquela confraria era vivo.
Em 1821, a Porta da Ribeira foi demolida e o mesmo aconteceu com a capela, sendo extinta a confraria respectiva.
Existem opiniões diversificadas quanto à imagem de Nossa Senhora do Ó, pois alguns acreditam que ela teria sido transferida para a Capela da Piedade, outros dizem que a imagem não terá escapado à destruição da capela e a que se encontra actualmente na Capela da Piedade (também chamada da Piedade do terreiro, da Piedade do Cais ou simplesmente da Senhora do Cais) trata-se de uma imagem do Séc. XIX.
A Capela do Largo do Terreiro pertence ao Sé. XVII e sofreu obras de reconstrução no Séc. XVIII. Alguns elementos dessa reconstrução ainda são visíveis mas a fachada foi bastante danificada durante o Cerco do Porto, em 1833.
A capela foi restaurada, desta vez pela população da freguesia de S. Nicolau, em 1982, que fez ressurgir as festas em honra da nossa Senhora do Ó, realizadas em Agosto.
A fachada principal da capela tem uma porta central, uma janela de cada lado da mesma e uma mais acima. Estas três janelas são todas elas gradeadas e com ornamentos.
No telhado existe um pequeno nicho que abriga o sino e que é rematado por uma cruz de pedra.
|
|
|