Em 1994 foi criada a empresa Ferreira & Rayford Turismo, Lda., com o objectivo de promover cruzeiros no Rio Douro.
A empresa adquiriu a embarcação VistaDouro, com capacidade para 130 passageiros, remodelando-a e equipando-a com os mais modernos sistemas de navegação.
Dois anos mais tarde, os empresários da Ferreira & Rayford Turismo, Lda. adquiriram a empresa Douro Azul Sociedade Marítima Turística, Lda., e a embarcação Princesa do Douro, com capacidade para transportar 200 passageiros, seguindo a mesma linha de actuação da embarcação anterior.
Foi sempre política das empresas aliar aos cruzeiros fluviais tours em terra, de modo a permitir ao Turista uma visão tão global quanto possível desta memorável Região, das suas gentes e das suas vivências.
A inclusão de visitas a Quintas da Região tem suscitado um interesse inovador na procura de um Turismo algo diferente. Prova disso é o recente surgimento de modernas unidades hoteleiras de categorias de 3 e 4 estrelas (estando outras de categoria superior em fase de construção), a proliferação de unidades de Turismo no Espaço Rural, o desenvolvimento de empresas de "catering" e o aumento de procura do artesanato local. Com este tipo de Turismo, incrementamos o desenvolvimento no sector dos transportes, nomeadamente através da linha ferroviária da CP, da qual somos hoje o maior cliente na Região do Douro.
Com o objectivo de internacionalizar o seu leque de clientes, a Douro Azul comprou, em 1996, um Barco-Hotel, o AltoDouro, com capacidade para alojamento de 48 passageiros em 24 cabinas duplas, com restaurante, bar e deck solar. Esta embarcação foi também totalmente remodelada e equipada com ar condicionado. Realiza actualmente cruzeiros com duração de uma semana, que integram, à semelhança da restante programação, várias excursões em terra, refeições em restaurantes ou Quintas e visitas a vários locais de interesse histórico, paisagístico ou cultural. Ao contrário das embarcações de cruzeiro diário, o mercado do AltoDouro é composto maioritariamente por clientes estrangeiros.
Em 1999, a Douro Azul adquiriu e remodelou mais um Barco-Hotel, o Invicta, com capacidade para alojar 80 passageiros em 40 cabinas duplas. Esta embarcação realiza cruzeiros semelhantes aos do AltoDouro. Em 2000, entraram ao serviço mais duas embarcações, o Cenários do Douro, cópia dos históricos Barcos Rabelos e o Douro Azul. Em 2002 entrou ao serviço o Milénio. Estas últimas são três embarcações de cruzeiro diário, a primeira com capacidade para 80 passageiros, a segunda com capacidade para 350 e a última para 280 passageiros.
Em 2003 chegam à empresa o "Corsário" (um barco típico à vela) que comporta 12 lugares. No mesmo ano o iate "Enigma", com capacidade para albergar 6 pessoas em 3 cabines duplas, começa a viajar não só pelo rio Douro como por toda a costa portuguesa, tendo como alvo um mercado exigente e requintado. O "Douro Azul III", surge com o objectivo de proporcionar passeios mais curtos no Douro.